sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENCERRAMENTO DA OFICINA: SCRAPBOOKING PEDAGÓGICO



Foi com imensa alegria e um certo pesar que concluímos os trabalhos com a oficina: "SCRAPBOOKING PEDAGÓGICO". Após lermos as avaliações, podemos concluir que valeu muito o esforço para executarmos esta oficina, completamente inovadora. Percebemos que já há muitos professores aplicando as técnicas aprendidas em sala de aula e, principalmente, vemos a felicidade nos rostos. É fantástico perceber que após esse tipo de atividade os professores se dão conta de que "podem muito mais do que pensam". Ao final, os participantes saem acreditando mais em si mesmos, mais confiantes, com a auto-estima elevada. Vale ressaltar que há um potencial criativo dentro de cada um de nós, esperando apenas que haja um pontapé para que ele seja despertado e, nisso, podemos ter certeza, de que o trabalho das Oficinas Pedagógicas contribui e muito.
No princípio, foram planejados 04 encontros, mas a galera se empolgou tanto que preparamos mais 03; porém a empolgação continuou e nos motivou a planejar mais 03 encontros. Se o ano estivesse começando... sei não... porque os cursistas saíram solicitando a quarta, quinta, sexta oficina...
Só quem vive isso sabe o que significa este reconhecimento do nosso trabalho. Pelo menos aqui, com os professores, sabemos do valor que tem o nosso trabalho.
Ao ler cada avaliação, cada mensagem deixada, percebemos o quanto o nosso trabalho faz a diferença na prática pedagógica dos professores. Será quando esse reconhecimento também será dispensado a nós pelos detentores do poder? Será quando as pessoas que trabalham nas oficinas passarão a ser respeitadas e deixarão de viver na incerteza e na insegurança sobre o futuro? Um trabalho tão reconhecido pelos professores, cuja existência já passa dos 24 anos merecia, no mínimo, ser respeitado. Enquanto isso não acontece, continuamos a atuar, como profissionais apaixonados que somos e precisamos ser porque sabemos da importância da qualidade na educação. E podem ter certeza: fazemos a nossa parte!